PALAVRAS INTERESSANTES


Solitude

Alguém, há muito pouco tempo, disse-me que eu tinha em mim algo de solitude. Queria dizer que eu gostava de estar sozinha de tempos a tempos e que não é fácil num relacionamento aceitarmos aquilo que acaba por ser, de certa forma, um afastamento... Adoro esta palavra!

"Solitude é o estado de privacidade de uma pessoa, não significando, propriamente, estado de solidão.

Pode representar o isolamento e a reclusão, voluntários ou impostos, porém não diretamente associados a sofrimento.



Solitude é o isolamento ou reclusão voluntário, quando o indivíduo busca estar em paz consigo mesmo."

[...] consultado a 29/10/2017, disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Solitude 😶





Ideia ou descrição de um país ou de uma sociedade imaginários em que tudo está organizado de uma forma opressiva, assustadora ou totalitária, por oposição à utopia.




adj. Particular ou característico de um país, uma nação, de uma região etc.: idioma vernáculo;hábitos vernáculos.
Figurado. Diz-se da linguagem desprovida de estrangeirismos, que se apresenta com vocabulário e/ou construções sintáticas originais e corretas; castiço.
s.m. O idioma (língua) particular falado num país (nação ou região); língua nacional: alguns países ainda ensinam o vernáculo.
(Etm. do latim: vernaculus.e.um)



Ubiquidade

"O facto de estar presente em toda a parte ao mesmo tempo. = OMNIPRESENÇA, UBIQUAÇÃO"




Procrastinação


"é o diferimento ou adiamento de uma ação. Para a pessoa que está a procrastinar, isso resulta em stress, sensação de culpa, perda de productividade e vergonha em relação aos outros, por não cumprir com a suas responsabilidades e compromissos. Embora a procrastinação seja considerada normal, torna-se um problema quando impede o funcionamento normal das acções. A procrastinação crônica pode ser um sinal de problemas psicológicos ou fisiológicos."
in: https://pt.wikipedia.org/wiki/Procrastina%C3%A7%C3%A3o



ID - IntelligentDesign 


(ID, uma tradução possível é "desígnio inteligente"[...]
Segundo os seguidores do ID, os organismos vivos que conhecemos são tão complexos que, apenas com a intervenção de um "designador inteligente" poderiam ter aparecido. 
Para pensar e refletir.


http://www.intelligentdesign.org/ 


http://undsci.berkeley.edu/article/id_checklist








RESSONÂNCIA DE SCHUMANN

                                 






«Every second, lightning flashes some 50 times on Earth. Together these discharges coalesce and get stronger, creating electromagnetic waves circling around Earth, to create a beating pulse between the ground and the lower ionosphere, about 60 miles up in the atmosphere. This electromagnetic signature, known as Schumann Resonance, had only been observed from Earth's surface until, in 2011, scientists discovered they could also detect it using NASA's Vector Electric Field Instrument (VEFI) aboard the U.S. Air Force's Communications/Navigation Outage Forecast System (C/NOFS) satellite.»






BOSTIK










Solispsismo

"é a concepção filosófica de que, além de nós, só existem as nossas experiências. O solipsismo é a consequência extrema de se acreditar que o conhecimento deve estar fundado em estados de experiência interiores e pessoais, não se conseguindo estabelecer uma relação direta entre esses estados e o conhecimento objetivo de algo para além deles. O "solipsismo do momento presente" estende este ceticismo aos nossos próprios estados passados, de tal modo que tudo o que resta é o eu presente."



Ambivalência

Carácter do que tem dois aspectos radicalmente diferentesaté mesmo opostos
 in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa http://www.priberam.pt/dlpo/ambival%C3%AAncia

"A palavra "ambivalente" deriva do latim prefixo ambi, que significa "ambos", e valência, que é derivado do latim valentia, significando "força". O termo foi proposto pelo psicanalista Eugen Bleuler (Vortrag über Ambivalenz, 1910) e foi depois redefinido por Freud.
É comum utilizar a palavra "ambivalente" para descrever a falta de sentimentos diante de questões ou circunstâncias. Mas a palavra mais específica e convencionalmente aceita para usar neste caso seria "indiferente". Uma boa maneira de efetuar a utilização correta é a de lembrar que o prefixo ambi significa "ambos", por isso, se você é "ambivalente", você tem sentimentos positivos e negativos por algo, ou sentimentos de ambos os lados de uma questão."



Compaixão

"É importante saber o que é compaixão, algumas vezes pensamos que é pena, mas isso não é compaixão. Compaixão é o senso de preocupação, mas mais do que isso, é a noção clara de que todos os seres têm exatamente o mesmo direito à felicidade. Essa compreensão é que nos traz a compaixão.

      Também um outro aspecto que costuma ser confundido com compaixão é a sensação de proximidade, de ligação que temos com amigos e parentes. Mas isso não é compaixão verdadeira, porque esse sentimento está ligado ao apego.


      Muitas vezes, nosso senso de preocupação com o outro depende da atitude que ele adota. Se a pessoa age de forma negativa, nosso senso de compaixão desaparece. Mas um senso de compaixão verdadeiro é o que nos leva a ver o outro como tendo exatamente o mesmo direito que eu à felicidade. A compaixão que se assenta no apego não se sustenta. A que se baseia na compreensão da igualdade de todos os seres é desprovida de apego, e é verdadeira."




Folksonomia

"Folksonomia é a tradução do termo folksonomy que é um neologismo criado em 2004 por Thomas Vander Wal, a partir da junção de folk (povo, pessoas) com taxonomy . Para Wal (2006), Folksonomia é o resultado da atribuição livre e pessoal de etiquetas [10] (tagging) a informações ou objetos (qualquer coisa com URL), visando à sua recuperação. A atribuição de etiquetas é feita num ambiente social (compartilhado e aberto a outros).


O ato de etiquetar é do próprio usuário da informação, i.e., não é o autor nem o profissional de indexação que indexam o recurso da Web; é o seu próprio usuário.Neste ponto é importante estabelecer alguns parâmetros conceituais para nortear este trabalho. Em primeiro lugar, apesar de entender-se tagging como um processo de indexação colaborativa [11] de recursos da Web, utilizar-se-á, a partir daqui, para referência a tagging, o termo etiquetagem para diferenciar esta ação da indexação tradicional."

2 comentários: